quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Fenachamp 2013, a Festa do Espumante Brasileiro!


Garibaldi... Terra do Champanha!!





Garibaldi, a famosa Terra do Champanha, foi emancipada de Bento Gonçalves no ano de 1900, recebendo esse nome em homenagem ao herói da Revolução Farroupilha, Giuseppe Garibaldi. Até então, essa próspera cidade era a Colônia Conde D´Eu, colonizada por diversos povos, entre eles os alemães, italianos, libaneses e franceses.


Mas foi a cultura italiana que predominou, destacando-se em sua arte, arquitetura e costumes. Pela força de um povo trabalhador e da cultura predominante, Garibaldi já chegou a ser responsável pela elaboração de mais de 80% do champanha nacional e 60% dos vinhos finos nacionais.




Em posição privilegiada, há 105km da capital, 640m de altitude e com uma população de 30 mil habitantes, Garibaldi ocupa uma área geográfica é de 181,2km2, sendo subdividida em 24 bairros e 2 distritos.

Garibaldi tem como base econômica a indústria, que responde por 65% de toda a economia do município, tornando-se a Terra do Champanha pelo seu pioneirismo, com a produção do primeiro espumante brasileiro, em 1913, pela família Peterlongo. Durante quatro décadas, o espumante garibaldense foi o único produto do gênero produzido no Brasil, conquistando definitivamente o mercado nacional a partir de 1930.




Os 100 anos do espumante brasileiro.






Uma história que alia amor pela terra e conhecimento sobre seus frutos. Que mescla tradição e tecnologia. Uma história que orgulha o garibaldense e encanta o brasileiro.




 

A elaboração do primeiro espumante do nosso país, ocorrida em 1913, é um marco para a produção vinícola brasileira. À época, utilizando-se de um processo de fermentação natural, Manoel Peterlongo produziu a primeira amostra do que seria a bebida das comemorações, do glamour, da elegância e, sobretudo, da alegria.






O sabor e o sucesso do espumante de Peterlongo, que conquistou diversos títulos em exposições, serviu como inspiração para que outros agricultores adotassem a prática e formassem, em Garibaldi, um dos principais polos vitivinícolas do Brasil.




 
Com o transcorrer do tempo, a produção se modernizou e adotou processos inovadores, desde o cultivo até a rotulação. Contudo, os produtores nunca abriram mão de meticulosos cuidados artesanais e da produção familiar. E dessa união de tecnologia e tradição nascem espumantes de qualidade singular, que seguem, até hoje, levando o nome de Garibaldi para todo o mundo.




 



Dois recordes mundiais, atrações musicais e aumento do consumo de espumante movimentaram Garibaldi de 3 e 27 de outubro. A festa reuniu as maiores vinícolas do país e ganhou destaque na mídia nacional ao promover as quebra de recorde. O maior sabrage coletivo do mundo aconteceu no dia 5 de outubro, em um ritual que resultou com a degola do gargalo de 277 garrafas de espumante e quebra de recorde confirmada pela comissão do Guinness Book. Já a maior taça de espumante do mundo foi enchida no dia 12 de outubro com 134 garrafas de espumante, totalizando 100,5 litros da bebida, e aguarda confirmação do livro dos recordes.





Na Fenachamp 2013, a história centenária do espumante será colocada lado a lado ao contexto atual da bebida, formando um panorama que celebra o passado e o presente do espumante br
asileiro.







Rainha Bruna Carla Locatelli
Princesas: Juliana Flores Ozorio e Renata Boscaini David



Agradecimentos...


Gostaria de agradecer a Prefeitura Municipal de Garibaldi em especial a Secretaria de Turismo e Cultura, juntamente com CEC ( Centro Empresarial e Cultural de Garibaldi),  pelo carinho recepção e oportunidade em conhecer esse belíssimo evento, cheio de belezas encantos.

A minha Assessoria de Beleza Joycemara Muller e Daiane Campão, juntamento com DapDem ( lindíssimo vestido), Andréia Mader Jóias e Barbará Krás Calçados.


Um beijo grande!



Nenhum comentário:

Postar um comentário